10 dicas de iluminação para um ambiente mais aconchegante

1. As inúmeras possibilidades de iluminação podem e devem ser tratadas como uma forma de manipular as sensações do ambiente, não só para simplesmente para iluminar.
2. Iluminação pode ser usada meramente para efeito decorativo.
3. “Manchas” na iluminação trazem um ar mais natural e aconchegante. Cuidado: uma iluminação chapada branca pode transformar a atmosfera do seu ambiente para um aspecto de hospital ou shopping. Prefira que o tom da lâmpada seja âmbar ou amarelado (a não ser que opte por outras cores) para trazer mais aconchego.
Qual dos tons de iluminação acima dá mais aconchego?
4. A luz focal, trazida por luminárias, spots ou pendentes, muitas vezes é usada para eleger um objeto ou um espaço de interesse. Vários pendentes ficam muito bem se distribuídos sobre uma ilha e seguirem o seu desenho.
5. Cuidado com o formato das lâmpadas que ficam aparentes, pois elas podem arruinar o visual da luminária.
6. A iluminação pode mudar visualmente o tamanho ou formato do ambiente. Usar o teto como refletor é uma solução para aumentar a quantidade de luz e elevar visualmente o pé-direito de um ambiente. Já o pendente com o foco de luz para baixo é usado para rebaixar ilusoriamente o pé direito. Por fim, spots direcionados para as laterais aumentam visualmente um corredor.
7. Fique atento no tipo de luminária. Plafons são os mais usados iluminação geral difusa.  Arandelas normalmente não são suficientes para iluminação geral, mas são apropriadas para iluminação de apoio. Texturas se tornam mais dramáticas com a iluminação direcionada. Spots e arandelas são muito usados para trazer essa dramaticidade ou destaque para a parede ou objetos nela contidos.
8. Arandelas laterais facilitam as atividades em frente ao espelho do banheiro ou de camarins, não gerando sombras no rosto e facilitando, por exemplo, maquiagens para as mulheres e o barbear para os homens.
9. Iluminação sob os armários facilitam o trabalho em bancadas como as de cozinha.
10. Luminárias de mesa ou de chão e abajures são ideais para uma iluminação de apoio esporádica e permitem mobilidade entre os ambientes. Trazem um aconchego e uma sofisticação a mais.
Muitas opções e ótimos preços em Iluminação, você encontra em http://www.huntertrade.com.br

4 respostas em “10 dicas de iluminação para um ambiente mais aconchegante

    • Olá Carlos, essa distância de iluminação são para spots e tanto faz quadrado ou redondo… ela deve ficar entre 0,75cm a 1m, para proporcionar um efeito mais harmonioso em cascata. Nem estará nem muito distante e nem muito próximo um do outro.

      • Para essa distância não existe nenhuma regra… o único cuidado com a iluminação do centro é que ela seja forte o bastante para iluminar o ambiente todo, por ser iluminação principal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s