Como saber qual o soquete da minha lâmpada?

soquetes

No mercado de iluminação, contamos com diversos tipos de lâmpadas e consequentemente com diversos tipos de soquetes. Porém essa grande variedade muitas vezes acaba por confundir o consumidor na hora da compra.

Antes de falarmos sobre os tipos de soquetes, gostaríamos de falar para que serve e qual sua finalidade. O soquete tem como função a fixação do produto e a conexão elétrica. Sendo assim, uma lâmpada quando encaixada no soquete correto, fará a conexão, permitindo que a lâmpada seja ligada ou desligada.
Geralmente o soquete de sua lâmpada é especificada na embalagem da mesma. Atente-se a esse fator para que não haja confusão na hora da compra.

Citaremos aqui alguns dos soquetes mais comuns a serem usados, e logo em seguida uma tabela contendo grande parte dos soquetes hoje disponíveis no mercado.

E27 – Esse modelo é o mais comumente usado nas residenciais, podemos dizer que este é o modelo padrão no mercado. Esse soquete tem como característica fazer a fixação da lâmpada através de uma rosca, por isso esse soquete é popularmente conhecimento como “Soquete de Rosca”. Normalmente lâmpadas incandescentes, lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de LED utilizam esse tipo de soquete.

Gx5.3 – Popularmente esse é conhecido como Bipino, exatamente por possuir essa aparência. Esse soquete era produzido e comercializado até Janeiro de 2013 para lâmpadas dicroicas (MR11 e MR16) nas voltagem de 12v, 127v, 220v ou Bivolt. Porém, por normas da ABNT, esse soquete foi permitido para produção e comercialização apenas para lâmpadas 12v. Esse padrão passou a ser substituído pelo Gu10.

Gu10 – Esse é um padrão de soquete novo, seu uso obrigatório em lâmpadas dicroicas (MR11 e MR16) entrou em vigor em Fevereiro de 2013, substituindo o padrão GX5.3, que será usado somente em lâmpadas 12v. O Gu10 será usando tanto para lâmpadas de voltagem 127v/220v/Bivolt. Diferente do seu antecessor, esse tipo de soquete proporciona uma melhor fixação, dando uma maior segurança à instalação do produto.

A seguir, alguns exemplos de soquetes:

bases

Ficou com dúvida em descobrir seu modelo ou precisa de ajuda?
Dá um alô para nós! Entre em contato e lhe ajudaremos!

Quer estar adquirir produtos de qualidade e com preços baixos? Acesse: http://www.huntertrade.com.br e conheça a variedade de opções para a iluminação e decoração da sua casa.

9 respostas em “Como saber qual o soquete da minha lâmpada?

  1. Bom dia, estou com dificldades em encontrar o soquete para a lãmpada da Osram Sylvania F96T12/D/HO/COLD-TEMP Fluorescent Lamp, Extreme Temperature, T12, 96″, 110W, 6500K

    Obrigado.

    • Olá Robson, desculpe pela demora na resposta. Sua pergunta não havia sido indexada pelo blog. Enfim, espero que tenha encontrado a solução para seu problema. De todo modo não trabalhamos com lâmpadas da Osram.

  2. Gostei das explicações sobre os soquetes. Mas na explicação faltou dizer de qual material são feitos.

    Atenciosamente.

  3. Comprei 6 lampadas e14, não estou encontrando bocal para e14, e não sei se comprar o adaptador e27 para e14 compensa. Pode me ajudar?

    • Olá Nerinho, como vai? A compra de um adaptador para essas lâmpadas funcionam perfeitamente, é necessário somente verificar se é possível incluir esse adaptador na luminária que você irá usar essas lâmpadas, pois pode ser que a lâmpadas fique um pouco acima do soquete padrão.

      • Você saberia me indicar um lugar onde comprar o Bocal E14, desta forma poderia fazer minha eliminaria sem usar o adaptador que pelo que vi não é barato.

        Outro ponto é que essa minha lampada tem essa descrição:
        Lâmpada Incandescente Vela Chama Decorativa E14 3W 127V Toplux

        Ela é 127v, vi em um site (fora do brasil) o bocal E14, porém descrevia que era somente para 220v.
        Imaginei que o bocal não tivesse voltagem especifica, que serviria em ambos.

    • Olá Junior, soquete GU10 são para lâmpadas 110v, 220v ou bivolt, portanto não necessitam de reator ou driver. O soquete pode ser ligado direto na rede de energia. Será necessário somente verificar a voltagem da lâmpada que irá no soquete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s